domingo, 4 de abril de 2010

Orientação no espaço geográfico

Quando tratamos de espaços de pequena escala e muito simples, nos orientamos por meio de pontos de referência, como no dia-dia. Praças, monumentos, órgãos públicos e comércio servem de pontos de referência para localizar os lugares. No entanto como se localizar num espaço maior como o estado do RJ ou mesmo o planeta?
Para isso foram criados referenciais que fossem comuns em qualquer ponto da superfície terrestre. Dentre eles: a posição dos astros, o Pólo Norte magnético e mais modernamente a extensa rede de satélites artificiais posicionados ao redor da Terra que permitem a localização por meio de aparelhos de GPS (Global Posisioning System).
Com o objetivo de localizar lugares ou objetos na superfície da Terra foram criadas linhas imaginárias. Traçadas sobre o globo no sentido horizontal (chamados paralelos) e no sentido vertical (chamados meridianos). Os pontos de partida para início da contagem são a Linha do Equador, que divide a Terra em hemisférios Norte (acima do Equador) e Sul (abaixo do Equador), e o Meridiano de Greenwich, que divide a Terra em hemisférios Leste ou Oriental (à direita de Greenwich) e Oeste ou Ocidental (à esquerda de Greenwich). Por convenção as siglas dos pontos cardeais levam em conta o nome em inglês, portanto Leste é representado por E (de East que é Leste em inglês) e Oeste é representado por W (de West que é Oeste em inglês).
A distância em relação ao Equador é chamada de latitude (não confundir com altitude) e a distância em relação ao Meridiano de Greenwich é chamada de longitude. Os valores que estão no paralelos (latitude) e meridianos (longitude) são medidas em graus, o cruzamento entre esses valores nessa ordem com a indicação do hemisfério em que o ponto está localizado são as coordenadas geográficas de um ponto qualquer na Terra. Dessa forma as coordenadas geográficas indicam o endereço geográfico de determinado ponto na superfície da Terra.
PROPOSTA DE EXERCÍCIO PARA FIXAÇÃO
1 – De que forma podemos nos orientar no espaço?
2 – A quais hemisférios deu origem a divisão do globo pelo Meridiano de Greenwich e pela Linha do Equador?
3 – Defina LATITUDE E LONGITUDE.
4 – Extraia as coordenadas dos pontos A, B e C e marque na figura os pontos D (15º S; 135º W); E (30º N; 45º E) e F (15º S; 45º W).

6 comentários:

Wagner Dias disse...

Muito legal o blog! Parabéns! Interessante e útil! Vai bombar! Abração!

Anônimo disse...

prof diego valeu tava procurando esse trabalho ja faz um tempo muito obrigado!!!

CEAL 601 disse...

Olá, Profº Diego nós já fomos seus alunos e gostamos muito do seu trabalho, VALEU !!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

pow achei td do trabalho aqui...

Anônimo disse...

pow achei td do trabalho aqui...

Anônimo disse...

Pô gostei da explicação mas eu não consigo responder e se não tiver como responder como é que eu vou saber que está certo amanhã eu vou fazer o provão na escola aquii onde eu moro e vai cair isto e não é da minha série e eu não seii nada ai eu estou estudando pela internet ai fica díficil eu gostei só acho que deveria ter um lugar para responder e vc mandar dízendo se está certo ou errado ! Beeeijos adoreii mas pelomenos ajudou *---*