quarta-feira, 19 de maio de 2010

CEFET-RJ e UNIRIO - Novidades nas seleções

Cada dia uma história nova, são tantas regras que deixam qualquer vestibulando maluco, fora as taxas de inscrição. Em resumo serão abertas vagas aos estudantes que tiverem feito o Sisu - Sistema de Seleção Unificada, haverá reabertura do processo aos que fizeram o Enem. O aluno tem que ficar ligado nos prazos, dias de prova, valores de inscrição e regras, parece que cada instituição resolveu criar suas regras, umas unificam, outras não. Uma bagunça! Infelizmente quem paga o pato é o candidato à vaga na instituição pública. Vejam a notícia na íntegra abaixo:

Unirio e Cefet-RJ abrem novas vagas
A Unirio e o Cefet-RJ vão abrir, respectivamente, 1.320 e 582 vagas para o segundo semestre, que serão preenchidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O processo seletivo do MEC será reaberto entre os dias 10 e 14 de junho para quem tiver feito o Enem 2009, em rodada única, seguida de lista de espera.
Desta vez, os candidatos poderão se inscrever em apenas dois cursos, com ordem de prioridade. Caso seja aprovado para a primeira opção, o estudante sai automaticamente do sistema. Se for aprovado para a segunda alternativa, ele permanece no Sisu e continua concorrendo a uma vaga.
De acordo com o MEC, a nova norma tem como objetivo evitar o que ocorreu anteriormente: muitos alunos se inscreviam para um curso e depois não faziam a matrícula, o que gerou sobra de vagas nas três chamadas. Para Roberto Vianna, diretor da Coordenação de Seleção e Acesso da Unirio, as mudanças vieram para melhor.
- Será um desestímulo ao "gaming" de vagas, pois o candidato terá apenas uma etapa de inscrição e maior responsabilidade e atenção, já que a escolha será realizada com ordem de prioridade. Isso proporcionará uma otimização da ocupação das vagas e maior agilidade com a conclusão do processo em menor prazo - acredita Vianna.
Além das 1.160 oferecidas pela Unirio - mesmo número do primeiro semestre -, haverá 100 novas vagas para Pedagogia (diurno) e 60 vagas para História (noturno). No Cefet-RJ, serão oferecidas 506 vagas (também a mesma quantidade do primeiro semestre), além de 76 em dois cursos novos: 40 no Superior de Tecnologia em Sistemas de Internet, no campus do Maracanã; e 36 em Engenharia de Produção, em Nova Iguaçu. Eduardo Laranjeiras, coordenador do vestibular do Cefet, espera que essa nova etapa do Sisu seja mais organizada.
- As mudanças do processo de inscrição foram uma demanda das comissões de vestibular, porque daquele jeito era uma loucura. Quando dava na cabeça do candidato, ele se inscrevia numa instituição e, depois, decidia ir para a outra. Agora isso não vai mais se repetir - diz Laranjeiras.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: