segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Diploma pela prática

A partir desta segunda-feira (16), trabalhadores poderão obter certificado de conhecimentos adquiridos ao longo de suas carreiras, sem que tenham necessariamente recebido educação formal. Os interessados podem se inscrever no Programa Certific, dos ministérios da Educação e do Trabalho e Emprego. As inscrições vão até 10 de setembro.
Inicialmente, serão reconhecidos profissionais das áreas de música, pesca e aquicultura, turismo e hospitalidade, construção civil e eletroeletrônica. Tanto as inscrições quanto a própria certificação e emissão de diplomas é gratuita.
Os interessados devem procurar o instituto federal de educação, ciência e tecnologia mais próximo. São 37 campi de institutos federais, em 13 estados mais o Distrito Federal, que oferecerão o Certific neste semestre.
O trabalhador será avaliado por uma equipe multidisciplinar composta por assistente social, pedagogo e especialistas da área. Depois da entrevista, há duas possibilidades. Se for constatada a excelência do trabalhador, ele recebe um certificado do instituto federal comprovando sua qualificação. Caso sejam constatadas falhas técnicas, o próprio instituto federal se encarrega de oferecer a formação ao trabalhador.
Se for constatado déficit escolar, o trabalhador é encaminhado para uma escola de educação básica, para posteriormente receber o certificado.
Fonte: Bom Dia Brasil

O que vocês acham disso? Banalização da educação formal? Valorização justa pelo mérito da prática?

Eu acredito que esse mecanismo possa ser utilizado num futuro não muito distante para regularizar a situação de milhares de docentes no Brasil sem a qualificação exigida. Será? Será que nós que estudamos 4 anos em busca da licenciatura veremos nosso esforço ir pelo ralo com a regularização de arquitetos dando aula de matemática ou engenheiros de química sem que tenham a formação pedagógica exigida que são disciplinas obrigatórias nos cursos de licenciatura? Mais um golpe enquanto agoniza a educação brasileira...

Nenhum comentário: