terça-feira, 7 de setembro de 2010

Ilhas de Plástico

"Ele foi feito para durar e revolucionou a indústria no século XX. Resistente, versátil, prático e barato, o plástico em poucos anos mudou os padrões de consumo e comportamento da Humanidade, invadindo quase todos aspectos de nossas vidas, da alimentação à higiene, do transporte ao vestuário, do trabalho ao lazer. Mas esta revolução já começa a cobrar sua conta ambiental, menos de 100 anos da explosão de seu uso, no esforço de guerra dos anos 40."
Se inicia dessa forma essa interessante (e trágica) reportagem do jornal O Globo, publicada no caderno Planeta Terra, onde são apontados o efeito desse material em ambientes marinhos. A culminância desse processo se dá com a formação de ilhas de plástico em função do movimento das correntes marítmas. Para conferir a matéria na íntegra basta clicar na figura abaixo.


Ainda sobre esse assunto, a ONG Greenpeace fez uma animação mostrando as rotas desse tipo de resíduo ao longo do tempo ao sabor das correntes. Para download da matéria em pdf e da animação em um arquivo zipado basta clicar no ícone DOWNLOAD.
Até a próxima!

Nenhum comentário: