terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Diversidade Sexual na Escola

A intolerância que testemunhamos cotidianamente no jornais e noticiários televisivos, cujo ápice são agressões perturbadoras, nos leva a pensar sobre o papel da escola e dos professores não só na mediação de conflitos dessa natureza mas no esclarecimento de seus alunos, já que a intolerância em geral é fruto da ignorância.
A falta de conhecimento, a reprodução de ideias prontas do senso comum e a falta de criticidade às condutas consideradas comuns alimentam a homofobia, sexismo, racismo e perseguição religiosa. Engana-se quem pensa que o Brasil é uma ilha isenta de conflitos em meio à barbárie, a exemplo dos frequentes ataques sofrido por homossexuais com motivação homofóbica. O esclarecimento dos alunos em relação à diversidade de forma geral é parte dos valores que devem ser passados pela escola e família.
Com o objetivo de auxiliar docentes e equipes pedagógicas em relação à diversidade sexual a Universidade Federal do Rio de Janeiro em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (Secad/MEC) através do Projeto Diversidade Sexual na Escola criou um livreto intitulado Diversidade Sexual na Escola. O autor da publicação é o Professor Alexandre Bortolini com a colaboração de Majorie Marchi, Regina Bortolini e Luan Barros Cassal.
Para fazer o download do arquivo no formato pdf basta clicar na figura abaixo.

Nenhum comentário: